10 junho 2012

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades

O Dia de Portugal e, principalmente, das comunidades portuguesas, ganhou um sentido e gosto muito especial desde que escolhi vivi fora do nosso País. Este dia é imensamente vivido lá fora e, infelizmente, em Portugal nem se dá grande importância. Por todo o mundo hoje celebra-se o nosso país e a nossa cultura, por todo o mundo os portugueses juntam-se à volta de uma mesa (claro, tinha que ser) e convivem e matam saudade dos sabores familiares e falam a nossa língua e celebram o orgulho de ser Português.

Como emigrante (e detesto esta palavra) aprendi a dar valor a estas pequenas coisas que, estando em Portugal, também eu nunca dei. Ganhei ainda mais consciência de como Portugal é lindo, de como os Portugueses são pessoas solidárias, de como a nossa comida é maravilhosa e de como temos dos países mais seguros e com qualidade de vida da Europa.

Eu sei que, neste momento, estamos a atravessar uma fase muito dura, muito complicada da nossa história, mas elevemos o espírito e celebremos este povo forte e que dá a volta a tudo. Celebremos o nosso País e lutemos pelo que (ainda) temos. Esqueçamos, ainda que por um dia, o que nos assola, e junte-mo-nos para cantar, dançar e sorrir.

Hoje, onde quer que seja, celebremos Portugal.

Sem comentários:

Ad confessionem