17 agosto 2013

Assunto do momento: Sra Dona Judite de Sousa e o moço podre de rico

Culpabilizar os ricos por serem ricos é do mais preguiçoso que possa existir. Senão vejamos: passamos meia vida a invejar o que os outros têm e outra meia a desdenhar. Queres ser rico trabalha p'ra isso, ou então tivesses o privilégio (como o próprio moço disse) de nascer numa família já bem abastada e não tens que fazer puto da vida. Tão simples quanto isso.

É que voltamos sempre à mesma história da moça da mala Channel. Que raio temos nós a ver com a forma como as pessoas gastam o próprio dinheiro, que, até prova em contrário, foi ganho com o suor do próprio corpo e com o esforço de muitos dias de trabalho.

Muitissimo bem esteve o entrevistado, manteve o seu nível, foi educado e não respondeu na mesma moeda às provocações, críticas e juízos de valor sobre a sua pessoa. Eu não sei se teria o mesmo sangue frio. É que vinham logo de lá as minhas raízes nortenhas e mandava a Juditezinha abaixo de Braga em 3 tempos.

Seria qualquer coisa do género: "Bamo' lá ber s'a gente s'intende, mas que ca....lho tem bocê a ber sobre a fuorma como eu gasto o meu dinheiro?? Meta-se na sua bidinha que'u não me meto na sua....ca...lho (só pa rematar e por um ponto final)". Trigo limpo, farinha amparo!! Toma lá que já almoçaste!

Haja paciência. Se calhar a Sra Dona Judite devia era deixar de ir passar férias à Quinta do Lago e ajudar os pobrezinhos da sua rua. Não sei digo eu, já que era essa a lição de moral que estava a tentar passar, se calhar devia olhar-se ao espelho antes de sair de casa todos os dias.



Sem comentários:

Ad confessionem