13 fevereiro 2010

Há coisas de que gosto...

E uma delas é o Senhor Fernando Pessoa! Com ou sem heterónimos, apesar que aprecio muito mais o "original", a sua concreta capacidade de relatar estados de alma e espírito.

Gosto da sua faceta negra e depressiva, gosto como me relaciono com o que escreve e como tudo tem um sentido especial, concreto e objectivo em cada fase da minha vida. Podia pegar num verso de cada poema de Pessoa e fazer um resumo da minha vida.

Pessoa esteve para lá do seu tempo, da sua era...projectou-se no tempo e continua intemporal....

Não sou crítica de literatura nem pretendo ter essa arrogância. O meu primeiro contacto com Pessoa deve ter sido por volta dos 11/12 anos de idade. O poema? "Autopsicografia". Achei fabuloso, sublime. Ainda hoje o sei de cor. Andava p'ra lá perdido no meio de tantas folhas de estudo do meu irmão.

Quando comecei a estudar Pessoa no secundário foi fantástico. Lia aqueles textos, aqueles poemas com uma sede que hoje sinto saudade de sentir. Pessoa acompanhou-me e continua a fazê-lo. Bem haja aos grandes poetas que temos e tivemos!!


"E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz." F.P.

1 comentário:

Pedro disse...

Partilhamos esse gosto!

bjs

Ad confessionem