30 outubro 2012

Linchem-me, nem quero saber.

Desde que saí de Portugal, mais precisamente, desde que me mudei para Londres, tive que me habituar a conviver com todo o tipo de raças, credos e culturas. Até aí, nunca tive problemas com isso e sempre fui educada no respeito pelo próximo. No entanto, e desde que cá estou, vejo situações e ouço discursos, em que ponho em causa alguns dos valores com que fui educada. Custa-me um bocado estarem sempre a lutar por uma sociedade mais respeitadora quando, aqueles que se queixam da tal discriminação e racismo, são os próprios a fazê-lo.

Desde que cheguei a Londres já senti os meus direitos serem desrespeitados, em relação a outros (normalmente uma "minoria") um bom par de vezes e já me senti alvo de racismo e discriminação (por parte de elementos de uma "minoria") outras tantas. Não me venham com tretas de que temos que respeitar toda a gente, se essa mesma gente não nos respeita. Querem respeito dêm-se ao respeito.

Eu quando me mudei para cá sabia, à partida que ia para um país diferente do meu, com novas regras, nova cultura, novos parâmetros pelos quais eu me iria ter que reger. Sim, EU, aquela que decidiu ir para um país diferente do seu e que assume as responsabilidades de tal decisão.  Como tal, adapto-me!

Pelo contrário, há certas culturas, raças (whatever) que vêm para cá e se acham no direito de continuar a ter os mesmos hábitos e a exercer as mesmas "rotinas" que exerciam nos seus países de origem. E é precisamente aí que, para mim, a porca torce o rabo. Se vens para um país que não é o teu, adaptas-te a esse país, ponto final. É claro que o país em questão pode acolher melhor ou pior os emigrantes, não é essa a questão. Mas não finges simplesmente que só mudaste de casa e que continuas a reger-te pelas mesmas regras do país fim de mundo de onde vieste.

Passando a minha revolta para situações mais concretas:

- Porque é que é ilegal andar com a cara tapada em zonas públicas e as mulheres muçulmanas podem andar de burca?
- Porque é que eu (quase) tenho que ficar em roupa interior nos aeroportos para passar na segurança, e as mulheres muçulmanas podem passar sem nem levantar a burca? ( e isto eu vi, ninguém me contou)
- Como é possível existirem crianças (nomeadamente meninas) que são proibidas de ir à escola?
- Como é possível que ainda se "permita" a circuncisão feminina e os casamentos arranjados aos 10 anos de idade?
- Nunca ninguém processou ninguém por chamar a outro "branco de merda", no entanto, se alguém fizer a mínima referência a qualquer coisa que tenha a mesma cor que a outra pessoa, nem que lhe chame grão de café torrado, leva logo com um processo em cima. Tomaaa, é só para não te armares em racista!
- Os "pretos", não se juntam aos "brancos". Não gostam e não querem. E isto foi-me dito na cara e eu senti-o na pele. Ah e só vão aos "black bars" (seja lá isso o que for, que eu nem sabia que existiam "white bars" e "black bars") 
- Por alma de quem é que a comunidade muçulmana em Londres quer que a Lei Islâmica (Sharia Law*) seja proclamada como vigente e obrigatória na Inglaterra para todos os Muçulmanos?
- Etc, etc, etc...

É por estas e por outras que, apesar de nao me considerar racista, sou revoltada contra a tão proclamada igualdade de direitos. Igualdade? Só se for os direitos dos outros porque os meus já foram desrespeitados muitas vezes.


(é óbvio que isto não se põe para toda a gente, nem para todas as culturas. Há, felizmente, excepções à regra e pessoas que, apesar de não perderem as suas raízes e cultura, sabem adaptar-se e viver de acordo com as regras do "seu" novo país)

*aquela pela qual a religião islâmica se rege e que defende, por exemplo, que as mulheres devem estar todas tapadas, ou que não podem trabalhar, ou então que o adultério tem como pena a morte por apedrejamento, ou ainda que relações homossexuais são puniveis com a morte.

Tenho o coração pequenino...

My dear New York,

I know your going through a difficult time and that you're trying your best to protect the ones that live with you and that depend on you. I just hope you still keep you strength and you beauty after these difficult times. You're a strong "woman", protect the ones that choose to stay with you.

I hope to see you soon, always big, always beautiful.

26 outubro 2012

Ponto da situação...

10 dias de reclusão e 4200 palavras escritas. Neste momento estou assim

22 outubro 2012

Falta muito p'ra Dezembro?

E porque já estamos "quase" no Natal, a árvore já está fora do sotão, encostadinha ali a um canto e eu já estou em pulgas para abrir o caixote e decorar esta casa toda com bolinhas e fitinhas e luzinhas. Ai que gosto tanto do ambiente Natalício :D

18 outubro 2012

A Amazon e eu, eu e a Amazon...

Desde que descobri as "maravilhas" das compras online não quero outra coisa.

Atão não é que comprei um livro técnico por £0,96 (1,10€ +/-) que nas lojas (online e outras) custa à volta de 40 a 60 euros?? Na altura fiquei um bocadinho desconfiada, confesso. Claro que o livro é usado (e vinha com essa informação) e então pensei cá com os meus botões: "deve vir todo riscadinho, coitadinho, a faltarem páginas e com um mancha de café enorme". Mas não, para meu gáudio e alívio cá chegou o livro e completamente perfeito, imaculado na sua essência.


É que nem um risquinho tem. Estou maravilhada :D


16 outubro 2012

O plano está traçado

E de manhã é que começa o dia. Quer dizer, pra mim só começa as 9:30 que é a hora a que o despertador toca, mas isso não interessa nada (como diria a teresinha). Ontem foi dia de regressar à universidade e iniciar oficialmente a parte chata do MA: ler e escrever que nem uma louca. Pois que trouxe 10 livros e fotocopiei outros tantos, pelo menos leitura não posso dizer que me falte, agora a vontade de ler é que já não sei.
Talvez por isso mesmo hoje tenha tido um sonho para lá de horrivel. Atão não é que sonhei que tinha chumbado no MA??? E com um enorme Não Satisfaz.... Acho que quando me der a preguiça ou o desespero vou-me agarrar ao que senti naquele sonho para me dar forças e continuar.
Sendo assim, o plano está delineado: 8 horas por dia (das 10 às 18) e não trabalho aos fins de semana (só mesmo em último caso). Ainda me faltam 7 meses por isso acho que o meu plano não é mau de todo, tendo em conta que eu quero ser uma pessoa minimamente saudável no fim de todo este processo.
Até dia 8 de Maio assim será...

12 outubro 2012

Carta a ti...

Minha querida TAP, podes continuar a fazer as promoções que hoje me trouxeram de volta a Londres. É que eu já não me lembrava de ter feito uma aterragem tão suave como a de hoje. Imagina tu, o hábito é tanto, que eu até me agarrei ao braço do assento com uma mão e segurei nas costas do banco da frente com a outra, só à espera daquele embater estrondoso aquando das aterragens da Ryanair. Ahh e fora isso temos a ausência da músiquinha, o que, por si só, já é um regalo.
Portanto, enquanto tiveres o discount fare, tens uma cliente/passageira fiel.
Um bem haja e até á próxima.

10 outubro 2012

Quanto mais depressa mais devagar...

E hoje o dia podia estar a correr melhor, podia. Acabei de mandar o carro para a oficina. Troquei o combustível ao bicho e diz ele que não gosta cá de trocas e baldrocas. Ai é o que dá a pressa. Agora espero (e desespero) até as 5 da tarde, quando, a esta hora, já devia era estar no Porto. Não há condições Onisa Maria.

Decisões médicas

Decidi tomar as vacinas contra o HPV. Nunca se sabe o que a vida nos reserva e mais vale prevenir do que remediar. A vacina que tomei é a Cervarix e, infelizmente, apenas protege contra 2 das estirpes do vírus. No entanto, e porque agora são comparticipadas (cada dose fica 45€ e são 3 doses), pareceu-me um bom investimento. O pior é ter k ser injectado. É que eu detesto agulhas e pareço uma menininha de 5 anos, mas pronto. Agora já só faltam mais 2 e já fico mais protegida contra esse mauzão que leva a vida de tantas mulheres.

08 outubro 2012

Seja o que Deus nosso senhor quiser

E hoje é dia de decisões radicais. Vou radicalizar por estes lados. Tornar-me extremista. Agora é que vai ser ;)



Adenda: Cortei o cabelo! Isto é o máximo do radicalismo p'ra mim, acreditem. Ficou mais ou menos assim e eu estou radiante de contente.

07 outubro 2012

S. Martinho Londrino

Hoje fui apanhar castanhas para levar comigo e fazer o belo do Magusto Tuga em terras londrinas. Em 2 horas apanhamos sensivelmente 8 kg de castanhas. Nada mau, digo eu. Claro que não vou levar estas castanhas todas, mas 2 quilitos não me escapam. Isto é que vai ser comer castanhas que nem um abade :D

01 outubro 2012

Blah blah blah...wiskas saquetas

Não, não tenho nada assim "mega bafônico" para contar. (E sim, eu vejo novelas quando estou em Portugal, não há como lhes fugir). Mas a verdade é que não tenho feito nada de especial, a não ser pesquisar pá tese, investigar pá tese, ler pá tese, escrever pá tese, reunir pá tese.....ai estou tão farta da tese. "Portantos", e até ordem em contrário, as notícias aqui no staminé serão parcas em qualquer tipo interesse. Imaginem que até ponderei fazer um daqueles desafios das fotos e tudo, só para ver se a coisa anima e eu distraio a minha cabeça. Mas não, o mais provável seria eu nem sequer chegar a pôr a primeira foto, por isso, vamos ficando pelas noticias fracas e pelos posts sem interesse nenhum.

Ad confessionem