12 dezembro 2012

O Parlamento Inglês

Assistir às sessões plenárias do Parlamento Inglês (na tv, claro) é qualquer coisa de hilariante. Eles falam uns por cima dos outros, vaiam-se mutuamente, fazem perguntas e pedem felicitações (?) ao PM um tanto fora de contexto, marcam reuniões pessoais e compromissos, tratam-se como "meu querido amigo" e fazem uma "dança" do senta-levanta que deve dar cá uma dor de gémeos dos caraças. É uma alegria e eu rio-me bastante. No entanto, parece-me bastante democrático.

Ainda a propósito do Parlamento Inglês, quando fui fazer a visita guiada é que percebi melhor como é que a "House of Commons" (Casa dos Comuns=Povo) funciona e, por acaso, achei que fazia todo o sentido. Os partidos da oposição e o partido do governo estão frente a frente (como se de uma batalha se tratasse) e discutem (e discutem mesmo) os assuntos que cada um acha pertinente. O poder de retórica é a única ferramenta que os deputados podem usar (o único que oficialmente pode ter papeis na mão é o PM). Normalmente não existe uma agenda e quem decide quem vai falar a seguir é o presidente do parlamento (o nosso presidente da assembleia) que escolhe aleatoriamente entre os que se levantam e sentam, sendo que alterna entre oposiçao e governo. À primeira vista parece uma confusão,  sim, anarquia total, mas a verdade é que eles se entendem.

Por isso, se alguma vez vierem a Londres, eu aconselho a visita guiada ao Parlamento Inglês (acho que são £15 libras) mas vale bem a pena o dinheiro, porque além de ficarem a conhecer e a perceber como funciona o parlamento vão também conhecer The House of Lords (a parte dedicada à Rainha e aos seus conselheiros). Ah e o edificio é qualquer coisa de magnifico!

PS- Para quem não sabe, o Parlamento Inglês é o edificio onde está o Big Ben.

Sem comentários:

Ad confessionem