22 janeiro 2013

A minha primeira experiência com o NHS* em Londres

De há uns diazinhos pra cá (leia-se 3 meses) ando com uma mazela que me tem dado cabo do juízo. Mas a minha vontade de me enfiar num hospital, num país onde não sei como funciona o SNS nem onde tenho que ir ou que fazer era coisinha que não me apetecia lá muito. Vai daí, toca de adiar o inadiável. Passa um mês, passam dois e eis que 3 meses passados a coisa já não se resolve com água e mesinhas da Avó. Pés ao caminho, localizada uma clinica aqui da zona com serviço de GP (médico de família) e lá vou eu, por entre a neve que derrete e o lamaçal em que se transformaram as estradas.

Chego ao dito cujo, preencho o formuláriozinho de inscrição no GP (check, já tenho médico de família), marcação de consulta de rotina (check, já tenho consulta prá semana), e toca de falar à senhora da minha condição de sofredora. "Isso resolve-se num instante" diz-me ela toda lampeira. 5 minutos depois o exame está feito, o médico vem cá fora e passa-me a receita. Toca de ir à farmácia aviar a dita cuja e casa outra vez. Entre sair de casa e voltar com a receita foram 30 min. Gosto! E acho que vou deixar de ter "medo" de ir ao médico cá. 

(Mas em Março já tenho consulta marcada no meu Médico de Família em Portugal. Não vá o diabo tecê-las.)

*National Health Service (ou vulgo Serviço Nacional de Saúde)

Sem comentários:

Ad confessionem